domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mostra do que temos feito

Joaninha Vaidosa


Onde nos levará esta joaninha?

Já leram algum livro na Biblioteca Digital?!

Gripe A


Cartaz elaborado no âmbito da exploração do livro O Nuno escapa à Gripe A.

Carta ao Pai Natal


Porto Salvo, 3 de Dezembro de 2009


Querido Pai Natal,

Chamo-me Ana Paula e estou a escrever para te desejar um Feliz Natal e um Bom Ano Novo.

Gostaria que me viesses visitar à Escola Aquilino Ribeiro à sala do 4º ano. Eu e os meus amigos adoraríamos dar uma volta no teu trenó e conhecer pessoalmente o Rodolfo. Apreciávamos também que brincasses connosco e se tivesses tempo que nos levasses a conhecer a tua casa e o Pólo Norte.

Um abraço muito grande para ti



Ana Paula

P.S. Espero que tenhas uma boa viagem.

Dia do Pai

«Um pai é capaz de se transformar nas coisas mais incríveis: num tractor, num escadote, num colchão ou num esfregão... Um livro que olha de perto a relação de cumplicidade entre pai e filho. E que convida filhos e pais a descobrirem-se juntos ao virar de cada página.» in
http://www.planetatangerina.com/publico/2.editora_livros_3.html Acesso em 28/02/10

Pê de Pai

Sugestão de Actividade

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mostra do que temos feito

A lagartinha comilona



Uma obra prima do consagrado autor Eric Carle.

Concurso "Conta-nos uma história"

Podcast na Educação

O Concurso “Conta-nos uma história!”, promovido no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL) pretende fomentar a realização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente as de gravação digital áudio.

Esta iniciativa consiste na produção de histórias gravadas em formato áudio digital, por equipas de alunos de Educação Pré-escolar ou de 1.º Ciclo do Ensino Básico, coordenadas pelos respectivos docentes.

As histórias podem ser elaboradas de raiz ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas conhecidas dos participantes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc. Em todos os casos, devem conter um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos.

As histórias desempenham um papel extremamente relevante nas aprendizagens dos alunos destes níveis de educação e ensino, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores quer nas actividades de carácter lúdico.


Mais informações em:

http://www.crie.min-edu.pt/index.php?section=293

PNEP- Plano Nacional do Ensino do Português


O Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP), iniciado no ano lectivo 2006/07, procurou responder ao desafio e à necessidade de melhorar o ensino da língua portuguesa no primeiro ciclo da educação básica, particularmente nos níveis de compreensão de leitura e de expressão oral e escrita.
A concretização do Programa faz-se em articulação com os agrupamentos de escolas e com os estabelecimentos de ensino superior com responsabilidades na formação inicial de professores.
O professor que frequenta a formação utiliza e reflecte sobre metodologias sistemáticas e estratégias de ensino da língua em sala de aula, e, no ano seguinte, replicará junto dos colegas do seu Agrupamento os conhecimentos adquiridos, sendo-lhe atribuído o estatuto de formador residente.
Depois de um primeiro ano de formação, do qual resultaram 108 formadores residentes que, actualmente, desenvolvem formação nos seus agrupamentos, decorre agora um segundo ano que conta com cerca de 290 futuros formadores.
O programa contempla ainda uma vertente de acompanhamento no terreno, concretizado em sessões de trabalho com os professores da Instituição de Ensino Superior.

Materiais didácticos de apoio à formação, elaborados no âmbito do PNEP
(disponíveis em suporte de papel, através do catálogo do Espaço Noesis, e em linha, nas ligações abaixo)

O ensino da leitura: A Compreensão de textos
Nesta brochura, Inês Sim-Sim reflecte sobre a importância de tornar explícito o ensino da leitura, isto é, a aula de língua portuguesa deve ensinar às crianças como se poderão tornar leitores fluentes. A par da decifração, as “estratégias de monitorização da leitura” e o contacto com a literatura são cruciais para estimular a competência de leitura dos alunos.
A autora propõe um conjunto de actividades que fomentam a compreensão da leitura e a apropriação de técnicas para desenvolver a fluência de leitura.


O ensino da escrita: A Dimensão Textual
Da autoria de Luís Filipe Barbeiro e de Maria Luísa Álvares Pereira, com a colaboração de Conceição Aleixo e de Mariana Oliveira Pinto, esta brochura visa reflectir sobre o ensino e as estratégias de operacionalização da escrita, aduzindo práticas integradoras desta competência em sala de aula. O domínio gradual e progressivo da escrita deverá passar pelas diferentes etapas da produção textual – planificação, textualização e revisão – e por um saber reflexivo que conduzam a práticas de escrita tão diversificadas quanto os contextos e os desafios de uma sociedade em constante mutação.


O conhecimento da língua: Desenvolver a consciência fonológica
Da autoria de Maria João Freitas, Dina Alves e Teresa Costa, a brochura O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica comporta uma dimensão teórico-prática, apresentando actividades para o treino desta competência nos domínios da oralidade e da escrita. Esta brochura sublinha que do correcto desenvolvimento da consciência fonológica depende também um melhor desempenho dos alunos na escrita e na leitura.


O conhecimento da língua: Desenvolver a consciência linguística
Da autoria de Inês Duarte, esta publicação constitui um importante instrumento de suporte para o trabalho dos professores na reflexão sobre o funcionamento da língua e o conhecimento explícito e sobre os princípios que devem nortear as práticas pedagógicas neste âmbito. Para além de actividades de desenvolvimento da consciência fonológica, morfológica, lexical, sintáctica, textual e discursiva, apresenta ainda um exemplo de laboratório gramatical.

in «http://sitio.dgidc.min-edu.pt/linguaportuguesa/Paginas/PNEP.aspx»
Acesso em 24/02/2010